quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Minimalismo

Descobri o minimalismo através de uma reportagem online do Diário de Notícias:
http://www.dn.pt/revistas/nm/interior.aspx?content_id=3275609
Até aí nunca tinha ouvido falar no minimalismo como forma de vida. Na verdade quando se é emigrante, como eu, o valor das coisas passa a ser pouco relevante e vivendo-se numa cidade como Londres, onde habitualmente se partilha casa com várias pessoas, não há lugar ao consumismo. Vivemos com o suficiente e vivemos muito felizes.
Para mim o minimalismo é algo que vamos aprendendo com o nosso dia-a-dia se de facto o quisermos transformar, é como adquirir um hábito para ser feliz, porque ser feliz é uma forma de estar na vida.
Existem coisas tão simples que nos podem fazer feliz, porque quererá esta sociedade fazer-nos querer que a felicidade está na quantidade de coisas que temos.
Ser feliz é acordar de manhã com um beijo,
Ser feliz é ler um livro à luz do sol
Ser feliz é rir até não mais poder,
Ser feliz é uma boa jantarada com os amigos,
Ser feliz é caminhar sem saber o nosso destino,
Ser feliz é ir à praia,
Ser feliz é. agradecer todos os dias a nossa felicidade.
A felicidade está nas pequenas coisas que nós fazemos todos os dias e é delas que nos vamos lembrar para sempre.
Esta crise económica que assola a Europa tem, apesar de tudo o que a envolve, ensinado muita gente a ser minimalista, não na verdadeira acessão do movimento, mas muito se tem vindo a aprender sobre as verdadeira importância da vida e das suas prioridades. Que te interessa ter uma mansão ou um bom carro se tens uma dívida com o banco o resto da tua vida. Que te interessa ter uma casa grande, cheia de objectos, se depois não consegues usufruir deles, porque andas em permanente stress.Que te interessa ter um guarda roupa cheio de roupa, quando só usas meia dúzia de peças e quando à tanta gente a precisar de uma peça para vestir.
Quero querer que o mundo vai começar a caminhar num novo sentido e que vamos encontrar a nossa felicidade no valor das pequenas coisas.