sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O que leva um jovem inglês a viver em Portugal

Um dos meus alunos de português, tem 32 anos e vai emigrar daqui a dois anos para Portugal. Isto faz-me mais uma vez pensar qual e o meu lugar no mundo, porque tal como ele eu adoro Portugal e mudava-me de boa vontade se  a vida assim o permitisse.
Este meu aluno inglês tem o que muitos portugueses não tem, filho de mãe portuguesa e com uma mulher de descendencia portuguesa também, herdaram uma casa num dos melhores sítios para se viver em Portugal, junto a praia e como é natural é lá que querem passar o resto das suas vidas.
Este meu aluno, como qualquer inglês, não tem muita noção da situação económica de Portugal e também não está muito interessado. Para ele o mais significante e a qualidade de vida que o país lhe vai dar e que existe em poucos sítios do mundo.
Depois desta história de alguém que vai emigrar para Portugal quando todos os portugueses querem é sair de lá, voltar para Portugal volta-me a dar a volta a cabeça.  Na verdade, mais do que dinheiro eu procuro qualidade de vida, procuro uma vida tranquila, procuro ser feliz.  Tinha, achava eu, encontrado a solução ideal. A minha profissão permite-me ir regularmente a Portugal, portanto decidi que passando várias semanas lá respiraria a qualidade de vida portuguesa, ao mesmo tempo que trabalhava no meu projecto português e passaria o resto do ano a trabalhar naquilo que gosto, em Inglaterra.
Mas o bichinho de voltar definitivamente não me deixa, porque os grandes amigos, a família e agora os alunos relebram sempre o quanto e bom viver em Portugal.
Talvez um destes dias, volte.... mas pode demorar anos.